O valor dos honorários cobrados no âmbito da avaliação imobiliária e da perícia judicial deve ser definido em face do tipo, do valor e das peculiaridades que envolvem o imóvel objeto da avaliação, bem como do grau de complexidade do trabalho a ser realizado pelo Corretor de Imóveis.

Determinar-se o justo valor desses honorários não se trata unicamente de uma questão ética, mas também de uma forma de se fomentar a boa prática e viabilizar a prestação desse importante trabalho que exige múltiplos conhecimentos e implica grande responsabilidade do profissional, cuja importância cresce a cada dia no Mercado Imobiliário e na sociedade.

O mundo exige cada vez mais profissionalismo. Vale ressaltar que, por trás da solicitação de um parecer ou de um laudo de avaliação imobiliária, geralmente, há alguém buscando segurança para tomar uma decisão acertada e realizar um bom negócio.

Ciente desses aspectos é que sugiro a seguinte TABELA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS:

tabela de honorários para avaliação de imóveis ou perícias judiciais

Observações importantes:

1) Os valores e percentuais sugeridos se referem a honorários mínimos, portanto passíveis de majoração em face da complexidade do trabalho.

2) O valor e as condições de pagamento dos honorários do Avaliador devem ser previamente acertados através de contrato. Sugere-se que o pagamento ocorra em duas parcelas iguais, sendo a primeira no ato da contratação do serviço e a segunda na sua conclusão, mediante a entrega do parecer ou do laudo de avaliação.

 

32 respostas

  1. Bom dia Frederico, gostei muito da sua colocação. Embora eu estou sempre te acompanhando, no seus trabalhos e nas suas teorias.

    1. Kelly. de graça é a avaliação quando o cliente quer apenas vender o imóvel, mas quando a avaliação precisa de um lado, pq a justiça pede, é claro que é cobrado.

    2. Concordo com você esses valores são muito altos .por uma tabela na internet e fácil mas conseguir achar quem pague já e outra coisa .hoje em dia com a facilidade de informações ninguém mais sai pagando qualquer valor do nada .

    3. MAs para avaliações Judiciais as mesmas não cobram ? Lembrando que Avaliação Judicial é algo diferente de Avaliação Mercadológica . Tem todo um trabalho para Avaliações Judiciais, pagamento da Taxa para adquirir o selo do Creci .
      Att,
      Julio Cesar Correa.
      Creci SC 24734
      CNAI 23284

  2. Fiz uma avaliação de um frigorífico,e avaliei em 4.500,000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), qual o valor mínimo que posso cobrar ??, Desde já agradeço a sua atenção

  3. Bom dia a todos!

    Eu cobro R$ 3.000,00 (três mil ) por avaliação residencial em João Pessoa-PB, quando o cliente me contrata para vender o imóvel.
    E os clientes pagam!!!

    Pessoal, somos profissionais.

    Fazemos cursos, nos especializamos cada vez mais, pagamos I.R, ISS, taxa anuidade do Creci, custo com combustível, estamos prontos à responder por nossas informais verdadeiras colocadas no PTAM na esfera judicial e além disso, BUSCAMOS APRENDER FAZER CORRETAMENTE O PTAM, QUE NÃO É NADA FÁCIL PARA QUEM É INICIANTE!!

    Eu demorei mais de 2 anos buscando conhecimento para fazer meu 1º PTAM!

    Depois surgiu a oportunidade de fazer Perícia Judicial através do COFECI… CURSO MARAVILHOSO!

    Colegas, somos profissionais!

    Opinião de quanto vale um imóvel, é gratuíta… Mas avaliação real tem um custo e tempo de conclusão .

    Vamos nos unir!!!

    Trocar idéias e mostrar ao Mercado quem verdadeiramente somos… PROFISSIONAIS ORGULHOSOS DA PROFISSÃO ESCOLHIDA!!

    1. Adorei a sua colocação Teoni.
      Somos profissionais, vamos nos dar o devido valor!
      Mas que a turma entorta o nariz com o valor, isso acontece!!! Aqui na minha cidade tem muito disso, e como foi falado, muitos cobram pouco, para não ficar sem!

    2. Concordo plenamente, temos que valorizar o nosso tempo e estudo. As pessoas tem que aprender a dar a valor ao profissional qualificado.

  4. Concordo com você esses valores são muito altos .por uma tabela na internet e fácil mas conseguir achar quem pague já e outra coisa .hoje em dia com a facilidade de informações ninguém mais sai pagando qualquer valor do nada .

  5. Boa tarde a todos. Concordo plenamente com o que escreveu nosso colega Teone Quirino. Opinião pode e deve ser gratuita, Mais avaliação tem que ser cobrada;

  6. Adorei sua colocação Teone Quirino. Fiz meu curso de avaliação com Dr. Frederico e uma das coisas que ele nos lembrava era de valorizamos nisso conhecimento.

  7. Ola u,a duvida corriqueira. Em relação aos honorários para locação, eles devem ser cobrados no máximo em duas vezes ou pode ser cobrados em forma de taxa administrativa no caso da imobiliária?

  8. “Sugere-se que o pagamento ocorra em duas parcelas iguais, sendo a primeira no ato da contratação do serviço e a segunda na sua conclusão, mediante a entrega do parecer ou do laudo de avaliação”. Como esse pagamento vai ser calculado no ato da contratação sendo que ainda não foi feito a avaliação do imóvel pra que se saiba qual o valor irá ser cobrado ?

  9. Boa noite prezados e ilustres Corretores de Imóveis deste país. Há uma variação de estado para estado e cidade para cidade no aspecto da renda regional e conceito imobiliário. Mas NÓS somos quem tem o CONHECIMENTO não a maioria dos nossos clientes. Quem estuda, se especializa constantemente, se recicla a cada curso ou evento, agrega informações consecutivamente e está todos os dias vivendo novas experiências somos NÓS não o cliente. O Cliente depende de um BOM PROFISSIONAL para ajuda-lo a tomar uma decisão acertada nos seus negócios. NÓS CORRETORES faremos parte da sua história e quando o cliente sentir que valeu a pena por um bom trabalho feito por NÓS, ele não vai achar que foi um gasto e sim um investimento. Precisamos nos valorizar, precisamos cobrar o valor digno do nosso trabalho, o nosso trabalho é caro e não deve ser cobrado barato. Um advogado cobra o seu percentual e pronto. Eles param de trabalhar? Não, os bons cobram caros e estão ativos no mercado e sendo procurados. Precisamos ser os melhores sem pisar em ninguém. Precisamos parar de pensar só na caixa, vamos olhar para frente e se projetar para os bons negócios que estão toda hora passando na nossa frente. Se for simples a Avaliação Mercadológica cobro R$ 2.000,00 se for complicada tem que ser avaliado melhor o preço. “Quem tem conhecimento tem poder” nós VOCÊ tem esse conhecimento valorize ele, valorize VOCÊ, VALORIZE O SEU TRABALHO.

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS!

    Lafaiete Machado – Corretor de Imóveis – Simões Filho/BA

  10. Saudações colegas de profissão
    Prof. Frederico tenho dúvidas sobre uso de Fatores para homogeneização; onde encontrá-las? Já que precisam ser trabalhos científicos de dados coletados e tratados em regiões específicas como, bairros, cidades, ou trabalho técnico homologados por tratamento científico.
    Agradeço por compartilhar sua expertise!
    e-mail: [email protected]

  11. Eu tenho uma dúvida para os avaliadores e corretores mais experientes, eu tenho o CNAI e CRECI, sou corretor e avaliador da 11º Região em SC.
    Gostaria de saber como consigo um credenciamento e qual o processo a ser feito para ser um perito judicial e avaliador de imóveis para os bancos.

    se alguém puder me orientar estou a disposição

    1. Ola Marcos Costa. Tem que se credenciar nos bancos quando abrem editais. Têm vários abertos no momento. Porém, saiba, que os bancos atendem a exigência da ABNT 14653 onde é necessário ser Engenheiro Civil.

  12. Eu tenho uma dúvida para os avaliadores e corretores mais experientes, eu tenho o CNAI e CRECI, sou corretor e avaliador da 11º Região em SC.
    Gostaria de saber como consigo um credenciamento e qual o processo a ser feito para ser um perito judicial e avaliador de imóveis para os bancos.

    Marcos Roberto Costa – Corretor e Avaliador de Imóveis – Blumenau e Região – SC

    se alguém puder me orientar estou a disposição

  13. Avaliacao de Imobiliaria muitas vezes e uma opiniao de mercado, diferente de uma avaliacao mercadoligica ou parecer tecnico.

    Temos que nos valorizar como profissionais e cobrar por todo o conhecimento adquirido ( q nao foi de graca ).

    Algum medico, advogado atende de graca?

    Nos como Corretores e Avaliadores, devemos fazer o mesmo e cobrar pelo trabalhobprofissional executado.

    Sandro Kopytowski
    Creci F 34.278 Pr CNAI 33.457

  14. Bom dia Prezados, gostaria de saber se para uma área de gleba com cerca de 370.000 m², que passa por um processo regularização da área, quais documentos são necessários para o avaliador executar o serviço de avaliação e qual seria um valor aproximado ser cobrado? Tendo em vista que é uma área ocupada ( invasão) onde ainda não nem um tipo de benfeitorias, somente uma área de Gleba ocupada com algumas casas. Agradeço desde já a atenção de todos!

    1. Você pode verificar nos Institutos de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) de cada estado, o regulamento de honorários para serviços de avaliações de imóveis. Em caso de dúvidas, pode buscar um profissional de engenharia de avaliações em um desses institutos, ou em empresas registradas e conhecidas pela sua expertise em avaliações de imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *